quarta-feira, 24 de julho de 2013

Currículo mínimo biologia - 3º bimestre - questões com gabarito comentado

1. (Pucrj 2013)  O albinismo é uma condição recessiva caracterizada pela total ausência de pigmentação (melanina) na pele, nos olhos e no cabelo. Na figura, um casal (A e B) planeja ter um filho (C).




Sabendo que B (mãe) é albina e A (pai) tem irmãos albinos, a probabilidade de A ser portador do alelo para o albinismo e de C ser albino é, respectivamente:
a) 1/4 e 1/8   
b) 2/3 e 1/3   
c) 1/4 e 1/2   
d) 1/3 e 1/6   
e) 1/2 e 1/2   


Resposta:

[B]

Probabilidade de A ser portador do alelo do albinismo é igual à probabilidade de A ser heterozigoto para o locus. Então, Aa x Aa = 1/3AA e 2/3Aa. Como que A não é albino, o genótipo aa é excluído. A probabilidade de C ser albino é a probabilidade de A ser portador (Aa) combinada (multiplicada) pela probabilidade de A transmitir o alelo recessivo (a), assumindo que A é portador (Aa). Então, Aa x aa = 1/2Aa e 1/2aa. Ou seja, a probabilidade de C ser albino é 2/3 x 1/2 = 1/3.



  
2. (Uerj 2013)  A hemofilia A, uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X, é caracterizada pela deficiência do fator VIII da coagulação.
Considere a primeira geração de filhos do casamento de um homem hemofílico com uma mulher que não possui o gene da hemofilia.
As chances de que sejam gerados, desse casamento, filhos hemofílicos e filhas portadoras dessa doença, correspondem, respectivamente, aos seguintes percentuais:
a) 0% – 100%   
b) 50% – 50%   
c) 50% – 100%   
d) 100% – 100%   




  
3. (Pucrj 2013)  As tetraciclinas constituem uma classe de antibióticos produzidos por bactérias do gênero Streptomyces. Elas atuam impedindo que o RNA transportador se fixe ao ribossomo nas células bacterianas.
Em qual processo biológico este antibiótico atua?
a) Transcrição   
b) Síntese Proteica   
c) Replicação do DNA   
d) Divisão celular   
e) Recombinação   


Resposta:

[B]

A fixação do RNA transportador ao ribossomo é fundamental para o transporte do aminoácido e a formação da cadeia polipeptídica. Logo, ao impedir a fixação do RNA transportador ao ribossomo, as tetraciclinas atuam impedindo a síntese de proteínas.



  
4. (Uerj 2013)  Qualquer célula de um organismo pode sofrer mutações. Há um tipo de célula, porém, de grande importância evolutiva, que é capaz de transmitir a mutação diretamente à descendência.
As células com essa característica são denominadas:
a) diploides   
b) somáticas   
c) germinativas   
d) embrionárias   


Resposta:

[C]

As células germinativas formam a linhagem celular que origina as células reprodutoras (gametas e esporos) por meiose e transmitem seu patrimônio genético à descendência.



  
5. (Pucrj 2012)  A análise de grupos sanguíneos é uma maneira simples de se esclarecer casos de paternidade duvidosa. Esse tipo de teste permite provar, em alguns casos, que determinada pessoa não pode ser o pai de uma criança, o que ocorre em apenas uma das situações abaixo:
a) mulher do grupo A, homem do grupo A, criança do grupo O   
b) mulher do grupo A, homem do grupo B, criança do grupo O   
c) mulher do grupo B, homem do grupo AB, criança do grupo O   
d) mulher do grupo AB, homem do grupo A, criança do grupo B   
e) mulher do grupo O, homem do grupo A, criança do grupo A   


Resposta:

[C]

Uma pessoa do grupo sanguíneo A possui genótipo IAIA ou IAi; do grupo B genótipo IBIB ou IBi; do grupo AB genótipo IAIB e do grupo O genótipo ii. Num caso de paternidade duvidosa em que a mulher for do grupo B, o homem do grupo AB e a criança do grupo O, está descartada a hipótese desse homem ser pai da criança, pois a mesma teria que ter em seu genótipo ou o alelo IA ou o alelo IB, o que não ocorre.



  

6. (Uff 2012)  O heredograma abaixo representa a incidência de uma característica fenotípica em uma família. 



Pela análise dessas relações genealógicas, pode-se concluir que a característica fenotípica observada é transmitida por um tipo de herança
a) dominante e ligada ao cromossomo X.   
b) recessiva e ligada ao cromossomo X.   
c) ligada ao cromossomo Y.   
d) autossômica recessiva.   
e) autossômica dominante.   


Resposta:

[B]

A característica fenotípica expressa nos indivíduos da família pode ser recessiva e ligada ao cromossomo x. Nota-se, nesse caso, maior incidência de homens afetados.



  
7. (Pucrj 2012)  O projeto genoma humano fez uma estimativa do número de genes em um ser humano como sendo em torno de 30.000, sendo que cada gene tem uma extensão média de aproximadamente 5.000 nucleotídeos. No entanto, parte do genoma humano é formada por DNA não-codificador.

Sobre o DNA não-codificador, é incorreto afirmar que:
a) ele não codifica proteínas ou moléculas que controlam a produção de proteínas.   
b) ele é constituído em parte por sequências nucleotídicas repetidas.   
c) ele é tratado por alguns pesquisadores como DNA-lixo ou DNA sem função.   
d) ele pode possuir apenas função estrutural.   
e) ele constitui a menor parte do genoma humano.   


Resposta:

[E]

O DNA nãocodificador corresponde à parte do DNA humano que não é utilizada para codificar proteínas ou moléculas que controlam a produção de proteínas. A maior parte do genoma humano é formada por DNA nãocodificador. Para alguns pesquisadores, o DNA nãocodificador não tem função alguma e, por isso, é chamado de DNAlixo. Para outros pesquisadores, o DNA nãocodificador possui função apenas estrutural. Parte do DNA nãocodificador é formado por sequências nucleotídicas repetidas.



  
8. (Pucrj 2012)  A figura abaixo mostra como o DNA de uma determinada planta foi modificado de maneira que ela se tornasse resistente a um herbicida.



Com relação à técnica utilizada, é correto afirmar que:
a) foram utilizadas enzimas de restrição no DNA da planta.   
b) algumas bactérias têm capacidade de transferir parte de seu material genético para o genoma de determinadas plantas.   
c) somente as plantas não infectadas por bactérias se tornaram resistentes ao herbicida.   
d) o plasmídeo corresponde à porção de DNA cromossômico das bactérias.   
e) ao contrário das bactérias, os vírus nunca são utilizados para introduzir genes em células no processo de formação de organismos transgênicos.   


Resposta:

[B]

As bactérias possuem, além do DNA cromossômico, pequenas moléculas de DNA circular chamadas de plasmídeos. Na técnica mostrada, as enzimas de restrição não foram utilizadas no DNA da planta mas, sim, no plasmídeo da bactéria. As plantas infectadas pelas bactérias geneticamente modificadas se tornaram resistentes ao herbicida. Bactérias e vírus são utilizados para introduzir genes em células no processo de formação de organismos transgênicos. Algumas bactérias e certos vírus têm capacidade de transferir parte de seu material genético para o genoma de determinadas plantas.



  
9. (Pucrj 2012)  Sobre transgênicos, é errado afirmar que
a) são organismos que recebem determinados genes de interesse, através de plasmídeos de bactérias.   
b) não causam mal à saúde e ao ambiente, segundo provas científicas incontestáveis.   
c) são produzidos através do uso do Bacillus thuringiensis, no caso de alguns transgênicos de tomate, milho e batata.   
d) são resistentes aos herbicidas, no caso da soja produzida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias).   
e) algumas contra argumentações sobre a sua produção são: reduzir a diversidade genética, promover o uso exagerado de herbicidas e transmitir os genes modificados para populações naturais.   


Resposta:

[B]

Muitas pesquisas alertam para os males que os transgênicos podem causar aos humanos e ao ambiente, enquanto muitas outras apresentam argumentações positivas para a produção de transgênicos. Desta forma, não há consenso neste assunto e não existe posição clara e incontestável.



  
10. (Uff 2011)  “Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter, o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.”

(O Globo on line, 22/05/2010)

A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida.
Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar
a) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; DNA e RNA polimerase.   
b) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e DNA polimerase.   
c) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; e DNA polimerase.   
d) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e RNA polimerase.   
e) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Uracila e Adenina; e DNA polimerase.   


Resposta:

[C]


A síntese do DNA em laboratório exige, no mínimo, nucleotídeos de timina, citosina, guanina e adenina, além da enzima DNA-polimerase que catalisa a união dos nucleotídeos para a formação do polinucleotídeo de DNA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário